FAQ - Perguntas e Respostas Relacionadas à Contabilidade

1. O que é Contabilidade?

É a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. (Glossário de Termos Contábeis)

Sá (2002, p. 46) afirma: “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos em relação à eficácia funcional das células sociais.”

2. A Contabilidade é uma Ciência Exata?

Não. A Contabilidade é uma Ciência Social com plena fundamentação epistemológica. Ou seja, é uma ciência baseada no estudo crítico dos princípios, hipóteses, resultados, ou dos “porquês”.

3. Porque a Contabilidade é uma ciência social?

A Contabilidade, como Ciência Social Aplicada, tem uma vastíssima função a cumprir, não somente junto ao Fisco, mas, principalmente, como fator de orientação gerencial, com vistas à criação, multiplicação e controle da própria riqueza, sem a qual não haveria o que tributar.

4. Qual é o objeto da Contabilidade?

A Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade,certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais.

5. O que é o patrimônio?

Definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro.

6. Qual é uma das principais característica do patrimônio?

O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes.

7. Qual a equação considerada como básica na Contabilidade?

(Bens + Direitos) – (Obrigações) = Patrimônio Líquido

8. Quais são os Princípios Fundamentais de Contabilidade – PFC?

i. Princípio da Entidade
ii. Princípio da Continuidade
iii. Princípio da Oportunidade
iv. Princípio do Registro pelo Valor Original
v. Princípio da Atualização Monetária
vi. Princípio da Competência
vii. Princípio da Prudência

9. Qual o PFC mais importante?

Nos princípios científicos jamais pode haver hierarquização formal, dado que eles são os elementos predominantes na constituição de um corpo orgânico, proposições que se colocam no início de uma dedução, e são deduzidas de outras dentro do sistema.

Em outras palavras, não pode haver qualquer tipo de classificação (formal) quanto ao mais ou menos importante dentre os princípios contábeis, isto porque eles fazem parte de um todo unificado, que, como um organismo, compõe-se de partes variadas que, por sua vez, têm funções específicas e interligadas entre si, sendo, portanto, indispensáveis ao perfeito funcionamento do todo (no caso, a Teoria Contábil).

 

10. Os PFC servem como diretrizes para a prática contábil?

Não. Isso é característica essencial das normas – expressões de direito positivo, que a partir dos princípios, estabelecem ordenamentos sobre o “como fazer”, isto é, técnicas, procedimentos, métodos, critérios, etc., tanto nos aspectos substantivos, quanto nos formais.

11. No contexto de sua aplicação às entidades, quais os objetivos da Contabilidade, quando relacionada aos profissionais da área e seus usuários?

De forma geral, no âmbito dos profissionais e usuários da Contabilidade, os objetivos desta, quando aplicada a uma Entidade particularizada, são identificados com a geração de informações, a serem utilizadas por determinados usuários em decisões que buscam
a realização de interesses e objetivos próprios.

12. De acordo com a Resolução 774/94, quais as três características das informações geradas pela Contabilidade?

Devem ser amplas,e fidedignas e suficientes para a avaliação da situação patrimonial das entidades e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.

13. Quem são os usuários internos?

Incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional.

14. Quem são os usuários externos?

São aqueles que concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.

 

15. De que forma a Teoria da Contabilidade contribui para a Ciência Contabilística?

De três formas, de acordo com Sá (2002, p. 33):
1 - Oferece uma compreenção melhor das práticas existentes a contadores, investidores,
administradores e estudantes;
2 - Oferece um referencial conceitual para a avaliação de práticas contábeis existentes;
3 - Orienta o desenvolvimento de novas práticas e novos procedimentos”.

 

Referências e fontes nas quais foram baseadas as questões:

________. Glossário de Termos Contábeis. Disponível em: < http://www.portaldecontabilidade.com.br/glossario.htm > Acesso em: 01 de nov. de 2010.

BRASIL. Resolução nº 774, de 16 de dezembro de 1994, Aprova o Apêndice à Resolução sobre os Princípios Fundamentais da Contabilidade. Conselho Federal de Contabilidade.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2002.