O Nosso Blog

logo

Olá pessoal.

Tudo bem com vocês?

Hoje estamos inaugurando nosso blog, um local pra falarmos um pouco sobre o universo da contabilidade e todos os serviços a ela relacionados, como direitos trabalhistas, assessorias, modelos de gestão financeira e etc.

Muito ouvimos falar sobre os serviços que a contabilidade pode oferecer, mas você sabe o que ela realmente faz?

Segundo a Wikipedia,

a contabilidade é a ciência que mede a realidade econômica de uma organização…Trata-se de um ramo do conhecimento cujos fundamentos e objetivos giram em torno da obtenção de medidas quantitativas e qualitativas para a tomada de decisões.slider4

Apesar da citação falar sobre organização, sabe-se que as Ciências contábeis abrangem também os indivíduos, pessoas físicas. Por exemplo, para calcular o imposto de renda e não cair na malha fina, muitas pessoas recorrem aos serviços deste profissional para que não haja erros nas declarações.

A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.

O profissional

Popularmente chamado de contador, este é o profissional graduado na área de Ciências Contábeis encarregado de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias empresas.

slider2

O Contador é frequentemente visto como um profissional que apenas traz impostos para os empresários pagarem… “Toda vez que alguém procura o serviço de um Contador, não procura por qualidade, e sim por preço, buscando verificar qual realiza o serviço mais barato e consegue tirar ou driblar mais os impostos para os empresários não pagarem”.

Porém a área de atuação deste profissional se estende aos mais diversificados campos e nem sempre o serviço mais barato se trata da melhor escolha a se fazer. Um escritório especializado, com profissionais gabaritados e com boas referências são sempre a melhor saída para não se ter problemas fiscais ou financeiros.

Áreas de atuação:

  • Auditoria: Enquanto auditor, o profissional tem o dever de analisar as transações financeiras registradas pela contabilidade e encontrar possíveis desvios, erros ou brechas que possam prejudicar as finanças da empresa.
    Esta área da contabilidade, abre espaço para dois tipos de profissionais: o auditor que trabalha no setor privado, ou seja, dentro de uma empresa ou em empresa especializada em auditoria e o auditor público que fiscaliza as contas da União, estados e Municípios.
  • Assessoria: Esta é uma área muito procurada por diversas empresas, porém pouco compreendida. Quando uma empresa contrata os serviços contábeis de um escritório de contabilidade, não necessariamente são contratados os serviços de assessoria contábil. O assessor contábil analisa e acompanha às necessidades contábeis do contratante, auxiliando nas tomadas de decisão. Quando se contrata este serviço, o contador auxiliará o contratante em suas dúvidas apresentando saídas e elucidando-o quando as leis que regem estes processos.
  • Análise financeira: Esta área analisa documentos e relatórios financeiros e aponta o atual cenário financeiro da empresa, indicando por exemplo se é a hora de pedir um empréstimo.
  • Setor acadêmico: Nesta área, o profissional se dedica a docência, ou seja, dar aulas.
  • Setor público: Concursos públicos abrem um leque de possibilidades para pessoas formadas nesta área como por exemplo ontador público, contador militar, auditor fiscal, controlador de arrecadação, analista do Banco Central, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, e etc.
  • Perícia contábil: O perito contábil é o profissional responsável por fazer e assinar laudos técnicos em casos de processos jurídicos contábeis.

Enfim, um profissional desta área poderá atuar em dezenas de setores além de exercer funções diferentes onde quer que esteja. Aos poucos, desmistificaremos cada uma destas áreas, nos aprofundando nos assuntos mais diversos sobre o papel da contabilidade em nossa sociedade.