O que é Assessoria Contábil?

assessoria-contabil_460x300

Olá pessoal.

Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar um pouco sobre assessoria contábil, uma das várias áreas de atuação do Contador ou escritório contábil. Você sabe o que é e o que faz um assessor contábil?

É o trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais da área de contabilidade que analisa e interpreta todos os fatos da rotina de uma empresa, diariamente. … Uma boa assessoria contábil pode ser útil, por exemplo, na decisão sobre o enquadramento fiscal de determinada empresa.

Sendo assim, é este profissional que poderá auxiliar uma empresa em suas finanças, apontando números de crescimento ou retração e com isso auxiliando na tomada de decisões.

Apesar da citação acima ser bastante clara, muitas empresas confundem a contratação deste tipo de trabalho com outras ramificações da contabilidade e acabam exigindo que o serviço seja prestado quando contratam os serviços do profissional contador ou do escritório, isso quer dizer que, apesar de fazer parte da contabilidade, o serviço de assessoria é algo a ser contratado de forma específica. Quando se contrata os serviços do contador, a empresa deve ser clara quanto ao que deseja para que o escritório/ profissional possam passar os valores corretamente, caso contrário estará contratando apenas ”um pacote básico”, ou seja, o escritório auxiliará a empresa apenas com a emissão de guias de recolhimento de impostos, cálculos de rescisão e férias trabalhistas por exemplo.

O serviço de uma assessoria contábil é bastante flexível quanto à abrangência e quanto ao preço. Este serviço depende de vários fatores, como tamanho e categoria tarifária da empresa contratante.

Os escritórios contábeis concentram seus serviços em quatro departamentos:

Departamento pessoal: Responsável por emitir as folhas de pagamento, cálculos e guias rescisórias, transmitir as declarações sociais das empresas (GFIP/SEFIP, CAGED, RAIS e etc).

Departamento contábil – A contabilidade executa lançamentos e conciliações, preparando as informações de maneira segura e ágil, para que os relatórios contábeis possam oferecer subsídios de informações gerenciais auxiliando assim os empresários na tomada de decisões e cumprindo com suas obrigações fiscais conforme legislação competente;

Departamento fiscal – Calcula impostos e contribuições sociais devidos através do faturamento, e transmite as diversas declarações fiscais exigidas pelos diversos órgãos;

Departamento Societário – Através deste departamento realiza-se os procedimentos de abertura de empresas, alterações no contrato social, regularizações junto aos órgãos fiscais competentes.

contabilidade

Assessoria Contábil X Consultoria Contábil

O assessor contábil é quem de fato põe a mão na massa. Este profissional participa de todo o processo, desde o desenvolvimento do projeto até a execução  dos serviços, ou seja ele atua como um assistente profissional especializado na área que o empresário necessita. Por exemplo, o assessor contábil é encarregado de elaborar toda a contabilidade e planejamento tributário da empresa deixando o empresário a par do andamento.

Já o Consultor contábil irá auxiliar o empresário com conselhos  sobre os caminhos a serem tomados para identificar e solucionar os problemas gerenciais, sem se envolver na execução do mesmo.

Em quais casos são mais indicados?

A assessoria é mais indicada para quando o empresário identificou um problema específico mas não sabe como encontrar as saídas, necessitando assim de um profissional especializado na área para trazer soluções práticas, enquanto a consultoria mais indicada para quando o empresário necessita de um diagnóstico completo de sua empresa, mas não sabe como começar. É um consultor por exemplo que pode apontar as últimas tendências do mercado para que o empresário possa criar diferenciais para seus clientes.

Vantagens de se contratar a Assessoria Contábil

Existe uma infinidade de vantagens para a empresa na contratação dos serviços de assessoria contábil, abaixo elencamos 5 prontos principais:

  • Auxílio na escolha do regime tributário ideal, orientação quanto à classificação fiscal, redução de gastos com impostos e mais eficiência na administração financeira;
  • Oferecer uma visão externa, sem vícios nem ideias pré-concebidas pela empresa (especialmente importante na fase de diagnóstico);
  • Incentivo para tomada de novas decisões – as conclusões dos trabalhos das assessorias são mais racionais, enquanto os envolvidos diretamente com as empresas tendem a tomar decisões mais emocionais e políticas;
  • As assessorias disponibilizam de mais ferramentas para fazer comparações com a realidades de outras empresas na mesma área de negócio;
  • Vantagem da parceria cliente/assessoria – união do know-how interno com a experiência externa;

E então, ficou fácil entender o que significa Assessoria Contábil?
Se quiser saber mais sobre o mundo das Ciências Contábeis não deixe de seguir nossas publicações aqui no blog.